quarta-feira, 12 de maio de 2010

'Escrito nas estrelas': vilania de mãe para filha

Para quem pensa que é fácil ser vilã e ainda provocar risadas, Zezé Polessa avisa que achar o tom da personagem é a sua maior dificuldade ao interpretar Sofia em “Escrito nas estrelas”:
— Estou começando a me divertir com ela. No início, ficava preocupada em descobrir a medida da vilania.
E os ensaios antes do “gravando” servem para aparar essas arestas. Na cena prevista para ir ao ar amanhã, gravada na última terça-feira, Sofia afirma a Antônia (Suzana Faini) que Beatriz (Débora Falabella) tem tudo para ser a mãe do filho de Daniel (Jayme Matarazzo). A dondoca ainda deixa claro que ela e Mariana (Carol Castro) devem ficar bem longe do caminho das duas.
Como se vê, veneno é o que não falta. O desafio é encontrar o equilíbrio entre maldade e humor. É aí que entra o diretor Pedro Vasconcelos.
No ensaio, Sofia dispara: “Não se faça de sonsa com esse olhinho azul que estou de olho em você!”. Mas Pedro aconselha Zezé a ser mais séria:
— Vamos direto ao ponto. Senão, a piada fica melhor do que a ameaça.
Dá trabalho, mas Zezé está adorando o resultado:
— As pessoas me chamam de nojenta. Brinco dizendo que não sou a vilã que mata, só esfola um pouquinho.
Depois de repetir a cena algumas vezes, Débora Falabella opina nas marcações de cena, e as sugestões são aceitas pelo diretor.
— Numa novela, são vários diretores. Por isso, o intérprete tem uma certa autonomia. É legal ter essa troca — comemora Débora.

Visual extravagante
Na mesma cena, quando Beatriz avisa à mãe que quer comprar uma bota branca, é logo repreendida por Sofia: “Vai ficar sem classe!”. Mas a vilã não pode reclamar: não foi só a vocação para a maldade que ela deixou de herança para a filha, mas também o gosto extravagante.
— Fica engraçado porque elas estão sempre combinando — conta Zezé, que defende Sofia, mas não usaria o figurino da personagem: — Ela não é perua, quer impressionar. Eu pensava: como ela vai ser tão chique se não tem dinheiro? Mas ela copia os modelos da revista.
Débora afirma que também não adotaria o visual de Beatriz.
— É muito peso, muito colar... E tem gente que anda assim na rua! Beatriz escorregou na “peruíce” — brinca a atriz: — Ela é tão fútil que eu fiquei até chateada. Não tive que ler nenhum livro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário