segunda-feira, 17 de maio de 2010

"Acredito na vida após a morte", diz ator que vive um anjo em "Escrito nas Estrelas"

Divulgação/Globo

Alexandre Rodrigues, ator caracterizado como o Seth, seu personagem em "Escrito nas Estrelas"

Alexandre Rodrigues nem sempre sonhou em atuar diante das câmaras. O ator que dá vida ao anjo da guarda Seth, na novela "Escrito Nas Estrelas", da Globo, já quis estudar Gastronomia. "Me interesso pelo assunto. Posso ser 'chef ' um dia", brinca o jovem, que afirma ter sido uma surpresa quando recebeu o convite para interpretar o anjo.

"Fiquei feliz quando os diretores falaram que eu seria o anjo da guarda do Jayminho", diz o ator, referindo-se a Jayme Matarazzo, com quem contracena na novela. Para os mais atentos, Seth é também o nome do personagem de Nicolas Cage no filme "Cidade dos Anjos", de 1998. Entretanto, a figura de um anjo negro foi inspirada no companheiro de gravação do longa. Neste caso, no ator Andre Braugher, que interpretava Cassiel.

"Soube que a Beth tinha buscado inspiração no filme para idealizar o meu papel", lembra Alexandre sobre a autora da novela, Elizabeth Jhin. Mesmo assim, ele confessa não ter visto o filme por completo. "Já assisti a alguns trechos , mas não consigo terminar. Pura falta de tempo", confessa ele, que não encontra chance de terminar de assistir o longa-metragem, mesmo assistindo do próprio celular.

Correria é uma rotina na vida do ator. Ele chega aos estúdios para gravar às 13h e sai às 21h. Quase não encontra tempo para acompanhar seu trabalho na tevê. "As gravações demandam tamanha atenção que não consigo sequer ver a novela", avalia ele, que já saiu dos estúdios às
3 horas da manhã. "É um prazer trabalhar com este núcleo. Nem sinto a hora passar", minimiza.

Uma das principais características do trabalho de Alexandre é a versatilidade. Seja no cinema ou na tevê, ele já fez papéis dos mais variados tipos. "Já fui escravo, dono de bar, estudante, agora sou anjo", enumera o ator, ainda que, nos últimos trabalhos tenha demonstrado preferência por interpretar situações que fogem do cenário de violência. Uma contradição, visto que o trabalho que o tirou do anonimato foi justamente o longa que retrata o cotidiano de tráfico e drogas, "Cidade de Deus", de 2002.

Nele, Alexandre interpretou o jovem Buscapé, papel que lhe rendeu atenção do público e também dos autores. Foi após o filme que ele recebeu diversos convites de trabalho. "Posso dizer com toda certeza que minha vida se divide entre antes e depois de 'Cidade de Deus", admite.

  • Divulgação

    Seth (Alexandre Rodrigues, à esq.) ajuda Daniel (Jayme Matarazzo) em "Escrito nas Estrelas"

Segundo o ator, todos os seus personagens têm um pouco dele. "Dessa maneira o trabalho fica mais autoral", defende. É assim nas películas e também nas novelas. No caso do anjo Seth, Alexandre diz que se considera tão tranquilo quanto seu personagem e garante que não é leigo em espiritismo, tema abordado na produção. Ele até já frequentou um centro espírita.

"Esse contato foi muito importante para mim. Pude compreender melhor certas questões que não entendia anteriormente", diz o ator, acrescentando que a experiência de fazer a novela o ajudou a ter mais paciência e a refletir sobre assuntos como reencarnação ou a saudade de um ente querido. "Acredito na vida após a morte", afirma.

A novela trouxe uma nova realidade para a vida do ator. Com ela, Alexandre aprendeu que nada é por acaso. Principalmente quando o assunto é planejar o futuro. Ele diz que agora não procura oportunidades paralelas, pois tudo acontece na hora certa. "Esta é a principal mensagem que aprendo com o folhetim e trago para minha vida", filosofa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário